O texto abaixo foi escrito no formulário do SBC sobre "Por que você escolheu um curso de Computação", da Comissão de Educação. A ideia era dar uma mensagem de motivação para futuros alunos em um curso superior de Computação


Eu acho importante alinharmos as expectativas. Um curso de graduação em computação assim como toda graduação é um possível primeiro passo em uma carreira. Não é a sua carreira toda e nem é o único primeiro passo possível.

Um curso de graduação (...) não é sua carreira toda

Dito isso, eu ouço muitas críticas de colegas com coisas do tipo "nossa, a faculdade não me ensinou nada que a empresa X me cobra no trabalho". Bem, eu não acho que isso seja um problema tão grave quanto parece.

Veja, uma graduação não deveria ficar correndo atrás do que há de mais chamativo ou mais na moda na indústria. Como alguém que trabalha na indústria desde antes de entrar na graduação eu te falo - essas coisas vão e vem. Mas o que você vai aprender numa graduação sólida em computação vai te permitir absorver mais rápido seja lá qual for a novidade que a empresa X, Y ou Z tem usado.

Tome desenvolvimento mobile, por exemplo, as técnicas usadas para programar Android em 2014 são consideradas antigas hoje. Porém, de Java ao Kotlin, de Objective-C ao Swift - no caso de iOS - os fundamentos de orientação à objetos e demais paradigmas, algoritmos, bancos de dados, engenharia e arquitetura de software continuam bastante válidos. Se nosso foco fosse em seja lá o que há de mais chamativo em um determinado momento, não montaríamos essa base.

Conhecimentos teóricos podem ser mais chatos, mas eles costumam ser mais duradouros do que correr atrás de tecnologias mais aplicadas

Existe muito a ser falado sobre onde mora o equilíbrio entre conhecimentos teóricos mais 'puros' e conhecimentos práticos mais aplicados e onde um bacharelado se encaixa nisso. Esse debate, por definição, não tem fim. Cada um de nós tem a sua visão e tá tudo bem.

Temos sorte de gostarmos da nossa área – podemos aplicar muito do quê aprendemos usando um computador doméstico

No fim do dia, saiba que a gente tem muita sorte de gostarmos e estarmos na nossa área. Nós podemos ter aulas teóricas em um momento e então irmos - até mesmo sozinhos - para uma prática bem avançada. Nossos amigos da engenharia civil e química, por exemplo, nem sempre tem a mesma sorte - não é todo mundo que tem um canteiro de obras ou uma planta química no quintal. Aproveite a oportunidade e bem-vindo(a)